5 vantagens do abastecimento automatizado para sua frota

abastecimento automatizado

Grande parte do sucesso dos negócios é consequência dos investimentos certos. Quando se empregam recursos na solução correta, os resultados são evidentes – ainda que, em casos de investimentos de médio a longo e longo prazo, não apareçam imediatamente. Os empreendedores que investem no abastecimento automatizado de suas frotas, por exemplo, garantem uma série de benefícios que vão além da logística.

Investimentos relevantes que visam efeitos menos imediatos costumam trazer resultados mais consistentes e duradouros. Além de facilitar toda a operação de forma precisa, plataformas como o Sistema Automatizado de Abastecimento de Frotas (SAAF), trazem segurança, economia e muito mais assertividade para o negócio.

Muitos gestores que possuem uma demanda significativa de combustível estão aplicando recursos em soluções como a tecnologia da IONICS para o seu empreendimento. Abaixo listamos as principais vantagens de investir no abastecimento automatizado de frotas.

1. Agilidade e rapidez na rotina

A rotina de abastecimento de uma frota que utiliza postos comerciais costuma ser pautada por várias limitações. Rotas e prazos são diretamente influenciados e sempre definidos considerando-se a localização desses estabelecimentos e o tempo empenhado tanto em chegar até lá quanto em abastecer de fato.

Com o abastecimento automatizado, essa parte da logística se torna muito mais ágil: os tempos se encurtam e deixa-se de depender de fatores externos que reduzem a eficiência do negócio. Além de poder ser colocado em locais estratégicos, o SAAF permite que todo o processo de abastecimento, incluindo a identificação do veículo e a leitura do odômetro, seja concluído com muita rapidez.

Ao fazer tudo de forma automatizada, inclusive a autorização para abastecimento e a liberação do combustível, o sistema evita a perda de tempo com digitações ou anotações em planilhas. Em um brevíssimo período de tempo, o motorista retoma a rota até o destino com o tanque cheio e todas as informações registradas.

2. Diminuição da possibilidade de fraude

O aumento da segurança é, sem dúvida, um dos grandes benefícios do empreendedor que investe no abastecimento automatizado.  Infelizmente,  os desvios são um dos grandes obstáculos enfrentados pelos gestores nessa parte da operação, o que pode trazer verdadeiros prejuízos para os negócios.

O uso de sistemas de automatização faz toda a diferença nesse sentido. A tecnologia libera o combustível apenas para veículos autorizados e controla de modo rigoroso a frequência e  limite de liberação do fluxo por veículo.

Com a ferramenta, o gestor também tem a possibilidade de ter um planejamento antecipado de distribuição de combustível e de monitorar com rigor o consumo através dos relatórios gerados. Isso impede os abastecimentos irregulares mesmo em uma frota com uma grande quantidade de veículos, já que é possível fazer um acompanhamento real e analisar as informações de modo prático.

3. Controle de cada gota de combustível

O controle da frota não está relacionado apenas ao monitoramento dos veículos via satélite. Para acompanhar de fato toda a operação, também é necessário ter dados consistentes sobre o abastecimento e o consumo de combustível.

Se o gestor não contar com as ferramentas adequadas para mensurar e analisar de forma detalhada essa etapa da logística, os riscos de fraudes, desperdícios e uso indevido se tornam muito presentes. Com o SAAF, a cada gota de combustível é dada a destinação correta através de um sistema de automação anti-fraude desenvolvido pela IONICS.

O acompanhamento que pode ser feito através da plataforma é, portanto, amplo e completo do processo. Além disso, o gestor consegue também monitorar o rendimento do combustível e visualizar a economia gerada com o uso do SAAF.

4. Redução de custos

Os altos custos de transporte são um verdadeiro desafio para o crescimento dos negócios. No Brasil, a logística é especialmente conhecida por ser cara – justamente em função dessa parte da operação.

A vantagem dos sistemas de abastecimento automatizado está relacionada não somente ao fato de conseguir evitar desperdícios de recursos (o que já reduz significativamente os gastos). Também é fundamental considerar que, ao registrar todas as movimentações envolvidas no processo, o SAAF possibilita que os gestores identifiquem gastos indevidos (como máquinas com baixo rendimento, por exemplo) e desenhem novas estratégias de ação.

5. Eficiência e assertividade na gestão

É exatamente nesse ponto que podemos listar outro benefício do sistema de abastecimento automatizado. Através dos registro de todas as informações das operações e os relatórios gerados pelo SAAF, é possível focar em identificar e corrigir falhas e deficiências.

Consequentemente, dessa forma o gestor também pode identificar e aproveitar as oportunidades de crescimento. Realizar uma gestão profissionalizada e baseada em dados concretos permite um planejamento estratégico. Isso é essencial para qualquer tipo de empreendimento que visa o sucesso.

Nesse sentido, a ferramenta da IONICS também tem a vantagem de ser conectada a sistemas ERP (Enterprise Resource Planning ou, em português chamado de “sistema integrado de gestão empresarial”). Esses softwares reúnem todos os dados relativos à produção e à logística, permitindo que se monitore todas as áreas do negócio de modo interconectado.

Isso é importante, pois ter informações integradas traz insights valiosos sobre a situação do empreendimento e a necessidade de investimentos. Assim, o gerenciamento se torna mais eficaz em todos os processos e a tomada de decisão se torna muito mais assertiva.

Fique por dentro das novidades

Desenvolvimento Logo TekoaTekoa
WhatsApp chat