Como aprimorar a administração rural com uso da tecnologia

administração rural

Em um mercado cada vez mais competitivo e diante da necessidade de expansão da produção, é obrigação do gestor agrícola focar em tornar a administração rural mais profissional. Por mais difícil que seja essa tarefa em um setor algumas vezes ainda um pouco conservador, atualmente ele conta com uma grande aliada: a tecnologia.

Administrar uma propriedade rural envolve uma série de processos e, sem dúvida, as ferramentas digitais que existem hoje facilitam muito o controle do gestor. É por essa razão que os empreendedores estão investindo cada vez mais em tecnologias que auxiliam na administração rural.

Sabemos que a utilização de soluções de última geração no campo não é novidade. A mecanização do plantio, da irrigação e da colheita, a produção de itens em massa e a própria modificação genética das sementes são exemplos clássicos da grande transformação que as propriedades viveram nas últimas décadas.

Agricultura 4.0 e administração rural

No entanto, no contexto mais específico da administração rural, a tecnologia ainda não é explorada em toda a sua potencialidade pelos produtores brasileiros. Porém, em um mundo conectado via redes de telefonia móvel e banda larga e onde todo o necessário está, literalmente, à mão em um smartphone não é mais aceitável que a gestão de uma propriedade seja feita somente através de planilhas.

No cenário da Agricultura 4.0, os profissionais de TI vêm trabalhando para criar soluções que combinem esses recursos para otimizar a gestão rural. Muitos desses dispositivos e plataformas já estão disponíveis no país – portanto, cabe ao empreendedor avaliar as suas principais necessidades e planejar os seus investimentos.

Graças à tecnologia, hoje, o gestor pode realizar o seu trabalho não apenas de modo mais simples, mas também mais assertivo. Como veremos a seguir, um dos grandes trunfos da agricultura digital, especificamente na administração rural, é a coleta de dados e a precisão.

E não são somente as grandes propriedades que podem investir e se beneficiar dessas ferramentas. Atualmente, há negócios agrícolas de pequeno porte totalmente digitalizados cuja produtividade é superior a um negócio de grande porte gerenciado ainda através de meios manuais.

Conheça 3 tecnologias que auxiliam na gestão agrícola

Além de possibilitar a modernização da produção, a recente transformação digital já vem mostrando ótimos resultados práticos para a gestão agrícola. Essas inovações trazem benefícios diretos à rotina do produtor, que passa a ter um controle muito maior de todos os processos envolvidos na cadeia.

Neste artigo vamos falar mais detalhadamente de três categorias de recursos tecnológicos que já estão revolucionando a administração do agronegócio.

Plataformas de gestão

As plataformas de gestão transformaram completamente a vida dos administradores dos mais diferentes setores. Todos os aspectos do negócio, antes controlados de forma manual e isoladamente, passaram a confluir e a se integrar em uma única plataforma digital.

Isso foi possível graças aos softwares de Enterprise Resource Planning – mais conhecidos pela sigla ERP. Em português, essas ferramentas costumam ser chamadas de Sistemas Integrados de Gestão Empresarial. A grande vantagem desse tipo de recurso é o fato de que cada parte do negócio passa a estar acessível em qualquer dispositivo digital.

Atualmente, empresas já desenvolveram ERPs voltados especificamente para o setor agrícola. Nessas plataformas, todas as informações sobre a propriedade, a produção e a distribuição ficam interconectadas, trazendo insights valiosos para o produtor.

Por meio da utilização de ERPs, é possível controlar desde os setores de plantio de sementes até o armazenamento dos grãos. Além disso, essas plataformas também servem para a gestão financeira do negócio, possibilitando um controle de custos muito maior.

Drones e robôs na lavoura

Embora alguns ainda acreditem que robôs sejam “coisa do futuro”, a realidade mostra que eles chegaram ao campo para ficar, realizando tarefas repetitivas e onerosas de forma muito mais eficiente e econômica. Hoje em dia, já existem, por exemplo, protótipos com equipamentos capazes de detectar doenças e pragas em grandes extensões de terra e/ou coletar amostras para análise das plantas e do solo em tempo real.

Contudo, se ainda vemos poucos robôs “caminhantes” pelas lavouras, os voadores já vêm sendo muito explorados pelos empreendedores brasileiros. Além de gerar imagens, os drones também conseguem identificar problemas como deficiências nutricionais na plantação. E o mais incrível: tudo isso pode ser acessado através de um aplicativo no celular.

Sistema para automação e controle de combustível

Como sabemos, uma das maiores dificuldades da logística do agronegócio são os altos custos envolvidos no abastecimento de máquinas agrícolas e no transporte da produção. No entanto, com o objetivo de melhorar a administração rural, já foram criadas soluções tecnológicas que permitem controlar cada gota de combustível utilizada.

No Brasil, a IONICS é pioneira no que se refere ao desenvolvimento do Sistema Automatizado de Abastecimento de Frotas (SAAF). O recurso oferece uma plataforma completa para o controle do abastecimento (tanto móvel quanto fixo) e do uso de combustível.

O SAAF consegue identificar automaticamente máquinas e veículos e garantir a liberação do fluxo somente para aqueles autorizados. Além disso, o sistema libera apenas a quantidade determinada para cada equipamento, sem perdas ou possibilidade de fraudes e desvios.

A tecnologia desenvolvida especificamente para a automatização dessa parte da cadeia traz segurança e agilidade, fazendo com todo o combustível tenha a destinação correta. Além disso, o sistema funciona completamente interligado a plataformas ERP, o que otimiza ainda mais a gestão agrícola.

Maior eficiência na gestão do agronegócio

Investir em tecnologias que otimizam a administração rural permite ao empreendedor alcançar um alto patamar de eficiência e produtividade no campo. Poder colher um grande rol de dados e cruzar informações de todas as áreas da produção possibilita o acesso a relatórios que facilitam a descoberta de pontos fracos e oportunidades.

Somente através de ferramentas como as que citamos aqui é possível acessar um panorama completo dos negócios. O monitoramento diário das operações faz toda a diferença na gestão da propriedade, pois possibilita que a tomada de decisão se torne muito mais estratégica.

Além disso, tendo como base dados concretos, precisos e acessíveis de qualquer lugar e podendo controlar remotamente todas as etapas da cadeia produtiva, o gestor garante um gerenciamento muito mais profissional do seu negócio.

Fique por dentro das novidades

Desenvolvimento Logo TekoaTekoa
WhatsApp chat