Tenha controle de combustível em máquinas agrícolas para maior eficiência

máquinas agrícolas

A modernização agrícola é, sem dúvida, o fator que mais impulsiona o aumento da produtividade e da eficiência do setor primário. Graças à chamada Agricultura 4.0, os empreendedores possuem hoje o controle de todas etapas produção – incluindo, por exemplo, o combate a pragas, a identificação de problemas na plantação e o abastecimento das máquinas agrícolas.

Apesar do atual cenário econômico, o crescimento contínuo do setor primário é uma realidade no país. O agronegócio tem, por isso, um papel fundamental para a economia brasileira e a sua recuperação. Porém, o desenvolvimento da agricultura só é possível com investimento em tecnologia para superação dos desafios de operação e logística.

Embora as previsões apontem que em 2018 o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio deve ter crescimento menor do que no ano anterior, tudo indica que o setor continua com o melhor desempenho da economia brasileira. A agricultura vem na contramão da crise que, segundo dados do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) e do Instituto Brasileiro de Economia e Estatística (IBGE), afetou boa parte dos setores industriais, não permitindo um crescimento satisfatório.

Modernização do setor é fundamental para crescimento

Os bons resultados do setor em comparação à estagnação dos demais âmbitos da economia do país são um forte motivo para não frear os investimentos na agricultura. Além do progresso no Brasil, de acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), estima-se que a produção mundial de produtos agrícolas deve crescer 20% na próxima década.

Isso significa que a necessidade de modernização no campo se faz cada vez maior. Nesse sentido, soluções como o Sistema Automatizado de Abastecimento de Frotas (SAAF), que possibilita o abastecimento móvel e o controle do combustível de máquinas agrícolas, se tornam importantes diferenciais estratégicos. São esses investimentos que irão definir aqueles produtores que conseguirão lidar com os obstáculos e continuar crescendo.

Superar desafios para se tornar mais competitivo

O crescimento do setor não encobre, no entanto, os diversos desafios enfrentados pelos empreendedores agrícolas. Conquistar uma logística eficaz com equipes reduzidas e distantes da operação não é uma tarefa simples. Isso exige ferramentas para automatização dos processos e otimização dos recursos e dispositivos que permitam o acompanhamento remoto de toda a logística.

A administração rural deve ser baseada em investimentos de curto, médio e longo prazo que respondam à necessidade da implementação de uma gestão consciente e da redução de custos. E é nesse sentido que todos os caminhos levam à agricultura digital.

A tecnologia possibilita a integração e a conexão entre propriedades, processos, equipamentos e pessoas. Além disso, a digitalização também é responsável pela produção de relatórios com dados valiosos sobre os negócios. Estes são fundamentais para a tomada de decisões estratégicas – que passa a ser baseada em dados concretos tornando-se muito mais assertiva.

SAAF é solução para controle do abastecimento de máquinas agrícolas

Uma das soluções que está transformando o setor são os sistemas que permitem o abastecimento automatizado e remoto das máquinas agrícolas. O combustível representa um gasto significativo e o desvio desse recurso ainda é um dos grandes desafios dos gestores rurais.

A IONICS, que possui mais de 30 anos de história, é a empresa pioneira no Brasil no que se refere ao desenvolvimentos de plataformas para o controle do abastecimento e do consumo de combustível de frotas. Ela desenvolveu um equipamento robusto, resistente e com controle de lubrificação para o abastecimento fixo ou móvel.

Com o SAAF, é possível controlar cada gota consumida pelas máquinas agrícolas. Isso porque ele foi projetado exatamente para evitar fraudes e desvios e dar a destinação correta aos recursos disponíveis. Sendo assim, a tecnologia garante que a liberação do fluxo seja feita somente para veículos autorizados e em áreas geograficamente pré-configuradas. Isso é possível graças a um recurso de identificação automática.

O sistema também armazena os registros de abastecimento de modo preciso. Esses relatórios podem ser transmitidos via Wi-fi, USB, GPRS/3G ou rádio 2.4 . Além disso, a ferramenta permite a impressão de tickets para controle com dados do equipamento utilizado, a data e hora do abastecimento, o tipo de combustível e odômetro.

ionics

O SAAF possui ainda conexão com os sistemas integrados de gestão empresarial (ERP, na sigla em inglês). Nessas plataformas, todas as informações são interconectadas, sendo possível monitorar os relatórios não apenas sobre as máquinas agrícolas, mas de todas as áreas do negócio. O cruzamento desses dados pode trazer insights valiosos sobre a situação da produção e indicar as áreas que precisam de maior investimento.

A solução da IONICS é considerada macro e traz retornos de médio prazo. Entre eles, segurança e agilidade na gestão agrícola e economia significativa para toda a empresa. Depois de cerca de seis meses, o gestor já enxerga os resultados e pode pensar em reinvestimentos em outros aspectos do negócio – que certamente irão tornar o gerenciamento mais eficiente e aumentar ainda mais produtividade no campo.

Fique por dentro das novidades

Desenvolvimento Logo TekoaTekoa
WhatsApp chat