Diferenças Entre Abastecimento Interno e Externo


Ao falar de agronegócio, talvez um dos assuntos que mais necessitam de uma análise cuidadosa, seja o fluxo frotas. O abastecimento das frotas é um dos maiores custos que o produtor tem ao gerenciar o seu negócio. Mas cada um lida de uma forma diferente, podendo optar por um posto interno ou externo, dependendo de sua demanda. Independentemente, o controle deve ser feito, e aí é que entra o problema e surgem as dúvidas. 

Pensando nisso, apresentamos as principais diferenças e vantagens dos postos de abastecimento internos e externos. Assim, você poderá gerir melhor o fluxo e ter um maior controle de suas frotas.

O Consumo

O volume que suas frotas demandam de combustível mensalmente é um valor possível e fácil de ser calculado e ter isso em mente no momento de escolher entre abastecimento externo ou interno, é uma excelente ajuda.

Distância percorrida, rotas rápidas, condições da via, trânsito, interferem diretamente no consumo de combustível. Planejar de forma estratégicas estes pontos, é essencial para a redução de combustível, interferindo diretamente na forma de abastecimento escolhida. 

Abastecimento Interno

Uma das vantagens do abastecimento interno é, a diminuição nos riscos de fraude. Infelizmente isso é algo com que empresas e produtores lidam constantemente, e ninguém está a salvo. Sendo assim, quando se tem um posto interno, as chances de que ocorram fraudes caem muito, além de garantir o rendimento nivelado das frotas, já que todos os veículos serão abastecidos no mesmo local. 

Outra vantagem é o fato de ter o acesso disponível 24 horas, diminuindo a necessidade de deslocamento para outros locais de abastecimento. Assim como, um melhor controle da quantidade de combustível que necessita ser comprado. Exatamente isso, abastecer em postos internos, acaba por ser mais econômicos já que no momento da compra dos combustíveis, há a possibilidade de serem comprados em atacado, o que reduz o valor total.

Por outro lado, ter um posto interno requer licenças ambientais, o que pode ser não tão vantajoso, tendo em vista que tudo isso requer despendido de dinheiro. Além disso, o custo das instalações, energia, manutenção dos tanques e bombas, mão de obra para a operação do posto, por exemplo, devem ser acrescidos à lista de gastos. 

Sendo assim, para optar pelo abastecimento interno, a empresa ou produtor necessita ter uma demanda grande pelo consumo de combustível. Assim, todos os gastos de instalação do posto compensarão.

Abastecimento Externo

Se sua empresa não demanda uma grande quantia de combustível, pensar em abastecimento externo é uma ótima opção, já que há muitos benefícios atrelados a isso. Nesse caso, é necessário encontrar uma padronização do abastecimento, seja na forma de pagamento (cartões próprios de abastecimentos), como no volume. Assim, os extravios podem ser evitados. 

Uma forma de as empresas e produtores terem um controle sobre o fluxo de abastecimento, é o credenciamento de postos, assim, os valores podem ser negociados e os pagamentos podem ser realizados quinzenalmente ou mensalmente. 

Além da forma de pagamento e do volume, quando tratamos de abastecimento externo, outros fatores devem ser considerados. A distância dos postos de abastecimento (localização), preços, condições de pagamento e principalmente a qualidade do combustível utilizado.

Vantagens do Gerenciamento de Fluxo

A boa gestão do fluxo de abastecimento, traz vantagens em vários aspectos para qualquer produtor e empresa, principalmente no sentido monetário. A redução de custo proporcionada por uma boa gestão e controle pode chegar a 15%, no mínimo. 

Além disso, saber onde e quando os veículos foram abastecidos, traz uma segurança com relação à fraudes e qualidade de combustível utilizado, o que traz aumenta o rendimento, a potência e “longevidade” do veículo utilizado. 

Claro, não é apenas de gestão de que vive o homem, para uma melhor escolha de locais de abastecimento, caso se opte por abastecimento externo, é a orientação dos motoristas. A educação sobre os postos, tipos e qualidade dos combustíveis, é outro fator importante que deve ser considerado, assim melhores escolhas e uma melhor gestão serão realizadas.

Fique por dentro das novidades

Desenvolvimento Logo TekoaTekoa
WhatsApp chat