Conheça as empresas de tecnologia de Florianópolis que ajudam a impulsionar crescimento do agronegócio

empresas de tecnologia de florianópolis

Mesmo diante de um cenário econômico pouco favorável, o agronegócio brasileiro segue em crescimento e hoje tem, sem dúvida, um papel de protagonismo na recuperação da economia do país.

Nos últimos anos, o agronegócio vem sendo responsável por uma fatia de mais de 20% do PIB brasileiro. Ele tem sido também o setor que apresenta o melhor desempenho da nossa economia, continuando a registrar um importante crescimento, enquanto os outros setores estão estagnados ou se recuperam timidamente.

Ao mesmo tempo, o aumento da produtividade do segmento depende do desenvolvimento de tecnologias voltadas para o campo. E, neste contexto, Florianópolis tem se destacado como berço para empresas que vêm se consolidando como referência no Brasil e na América Latina.

Cenário favorável para o crescimento do agronegócio brasileiro

Com a tendência de grande aumento populacional nos próximos anos, as expectativas para o agronegócio seguem muito boas. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2050 seremos quase 10 bilhões de pessoas no planeta. Tendo em vista que hoje a população mundial é de 7 bilhões, a FAO acredita que, para garantir o equilíbrio da segurança alimentar, a produção de alimentos precisa aumentar em 60%.

Sendo o Brasil um dos grandes produtores de alimentos com papel fundamental a nível mundial, essas previsões desenham um futuro muito promissor para o nosso agronegócio. Porém, se de um lado o futuro depende da expansão agrícola, esta por sua vez, depende de investimentos em tecnologia.

Com a ascensão da Agricultura 4.0 como tema cada vez mais presente e como uma mudança cada vez mais essencial no meio rural, o papel de negócios nesse ramo é de extrema relevância para o nosso amanhã. Com soluções inovadoras, empresas brasileiras de tecnologia buscam justamente ajudar a impulsionar a nossa produtividade, oferecendo produtos e serviços específicos para o campo.

“Vale do Silício brasileiro”: polo de empresas de tecnologia de Florianópolis

Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, no sul do país, vem se destacando nos últimos anos no mundo dos negócios. A cidade, que tem menos de 500 mil habitantes, concentra 20% das empresas de inovação e base tecnológica do Brasil. Ela abriga, segundo a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), mais de 16 mil empreendedores.

Os motivos pelos quais Florianópolis reúne uma série de empreendimentos com foco em tecnologia são variados. A região tem histórico na área da tecnologia de informação, contando com uma boa rede de universidades nesta área. Além disso, possui um dos melhores índices de desenvolvimento humano (IDH) do Brasil, o que também atrai profissionais capacitados.

Além da mão de obra qualificada ser um atrativo para o desenvolvimento de negócios, também é possível atribuir o fato aos incentivos fiscais e aos baixos custos de operação no local. O valor dos aluguéis na capital catarinense é muito menor do que em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo.

Conheça as principais empresas de tecnologia para o agronegócio de Florianópolis

Todos esses fatores contribuem para a formação de um ecossistema altamente empreendedor. Com relação especificamente ao setor do agronegócio, a proximidade de regiões com alta produção agrícola é uma importante razão para que a cidade concentre empresas voltadas para o desenvolvimento do campo por meio da tecnologia.

Entre as principais empresas de tecnologia de Florianópolis com foco em agricultura estão os quatro negócios que listamos abaixo. Saiba quais são e qual a atuação de cada um:

1. IONICS

A IONICS é uma empresa pioneira no segmento de controle de abastecimento de frotas. Em mais de 30 anos de operação, ela possui mais de 50 mil veículos automatizados não só no Brasil, mas também em outros países da América Latina.

Entre as empresas de tecnologia para o campo de Florianópolis, a IONICS é aquela que desenvolveu o SAAF (Sistema Automatizado de Abastecimento de Frotas). A solução conta com tecnologia de ponta para gerenciar o abastecimento móvel ou fixo e a lubrificação de veículos e máquinas, na indústria e no agronegócio.

A ferramenta evita fraudes e desvios e elimina a insegurança das operações manuais, liberando o fornecimento de combustível apenas para veículos autorizados. Além da agilidade e da rapidez do processo, o SAAF registra todos os dados dos abastecimentos e gera relatórios que auxiliam numa gestão muito mais estratégica e assertiva do negócio.

2. Agriness

A Agriness impulsiona as pessoas e os resultados da produção animal mundial por meio da tecnologia, da informação e da gestão. Presente em 13 países da América Latina e Europa, atende mais de 2,5 mil clientes entre granjas, cooperativas e agroindústrias com soluções em tecnologia e na aplicação de uma metodologia de aceleração de produtividade pioneira no mundo, auxiliando o produtor a utilizar análises e conhecimentos para obter resultados de excelência em produtividade e, assim, aumentar a rentabilidade dos negócios.

3. Horus Aeronaves

A Horus Aeronaves desenvolve tecnologia em imagens aéreas com o uso de drones. O seu foco é fabricar drones de asa fixa para mapeamento aéreo e desenvolvimento de uma Plataforma de Processamento de Imagens On-line desde 2010.

O empreendimento atua fortemente no agronegócio, assim como na topografia, controle ambiental, mineração e controle de obras. No primeiro setor, apresenta soluções que podem realizar o monitoramento e o acompanhamento de safras, georreferenciamento, mensuração de áreas, entre outros.

4. Hexagon Agriculture

A Hexagon é líder global em sensores, softwares e soluções autônomas. A empresa trabalha com dados para aumentar a eficiência, a produtividade e a qualidade em aplicações na indústria, manufatura, infraestrutura, segurança e mobilidade. As tecnologias desenvolvidas por ela estão construindo ecossistemas urbanos e de produção para se tornarem cada vez mais conectados e autônomos – garantindo um futuro escalável e sustentável.

A divisão de Agricultura da Hexagon oferece tecnologias que convertem dados em informações inteligentes que permitem planejamento e execução eficiente, controles precisos da máquina e fluxos de trabalho que otimizam as operações agrícolas. A Hexagon (Nasdaq Stockholm: HEXA B) possui aproximadamente 20.000 colaboradores em 50 países e vendas líquidas em aproximadamente 3.8 bi EUR.

Futuro promissor para as empresas de tecnologia para o agronegócio no Brasil

Com as perspectivas de expansão da produção de alimentos, o agronegócio deve continuar crescendo e sendo protagonista da economia brasileira. Ao mesmo tempo, muitas tecnologias ainda podem ser desenvolvidas com o intuito de melhorar a produtividade no campo.

A Agricultura 4.0 ainda não chegou com tudo no Brasil e muitas soluções ainda precisam ser criadas aqui, sobretudo nas áreas de automação e Inteligência Artificial. Portanto, ao mesmo tempo em que o setor do agronegócio se mostra muito promissor, muitas empresas também serão impulsionadas por esse cenário.

Nesse contexto, possivelmente, as empresas de tecnologia de Florianópolis continuem atualizando as suas ferramentas enquanto outras ainda irão surgir com novas soluções. Como vimos, motivos para se instalar na capital catarinense não faltam – assim como não faltam razões para se investir na tecnologia em prol do campo.

Fique por dentro das novidades

Desenvolvimento Logo TekoaTekoa
WhatsApp chat