4 ferramentas de gestão logística que estão transformando o mercado


Assim como muitos outros setores, atualmente, a gestão logística “flerta” constantemente com os avanços tecnológicos. Nos últimos anos, a indústria da tecnologia tem trabalhado com o objetivo de desenvolver soluções benéficas para empreendimentos de diferentes ramos de atuação.

Nesse cenário, os empreendedores e profissionais que atuam na área têm a obrigação de se manterem atualizados e de conhecer os modernos recursos que otimizam os processos da gestão logística – e, consequentemente, trazem um aumento da lucratividade dos negócios.

É fato que a tecnologia tornou-se uma grande aliada da logística. Ela foi responsável por substituir processos manuais e lentos por automatização e rapidez, reunir dados em sistemas organizados e confiáveis e, ainda, disponibilizar instrumentos que há alguns anos atrás nem se imaginava que fossem existir.

Complexidade da logística exige recursos adequados

Diferentemente do que muitas vezes se entende, a logística não se limita somente ao transporte de um produto até o local de entrega no prazo estabelecido. A gestão logística é, na verdade, muito mais ampla e complexa – tanto que hoje se tornou um departamento dentro das organizações.

Ela não se restringe apenas ao que tem relação com o deslocamento do produto, mas a todas as etapas que incluem abastecimento e distribuição. Isso significa que também são funções relacionadas à logística a gestão da cadeia de suprimentos e de estoque, por exemplo.

Todas essas atribuições envolvem planejamento, controle de produção e gerenciamento estratégico de aquisição, armazenagem, movimentação e distribuição de produtos. E, além de equipe, para dar conta dessa complexidade, é essencial contar com os suportes adequados.

Por se tratar de uma área com papel estratégico para qualquer tipo de negócio, o investimento em tecnologia é um diferencial competitivo, sendo fundamental para otimizar tempo e espaço, eliminar operações improdutivas e evitar desperdícios e gastos desnecessários.

Conheça 4 ferramentas que facilitam a gestão logística

Por menor que seja um negócio, a tecnologia certamente estará de alguma forma presente na sua gestão logística. E não estamos falando apenas de planilhas ou de celulares. Hoje em dia, mesmo empresas de pequeno porte estão apostando em ferramentas para garantir menos custos e mais eficiência e agilidade na sua operação.

Tanto microempresas quanto grandes corporações, assim como pequenos e grandes empreendedores rurais, já utilizam alguns recursos de tecnologia no seu dia a dia. No entanto, essa indústria está se atualizando o tempo todo e as novidades não param de surgir.

Como envolve uma série de dados, processos e ações, a gestão logística hoje pode lançar mão de ferramentas com diferentes funcionalidades. Foi esse movimento que deu origem à chamada Logística 4.0.

Trata-se de uma evolução da logística tradicional que busca refinar as práticas de gestão e possibilitar que armazenamento e distribuição sejam mais eficientes através de sistemas interligados.

Vamos listar neste artigo algumas tecnologias que podem impulsionar a produtividade da empresa através do aperfeiçoamento da gestão logística e que, por isso, estão transformando o mercado.

1.Software de gestão de frotas

O controle de frotas é uma parte bem importante da gestão logística – e uma tarefa muito complicada – talvez até impossível – de ser realizada, hoje, sem contar com nenhum recurso tecnológico.

Os softwares de gestão de frotas, são capazes de garantir monitoramento em tempo real. Isso quer dizer que você consegue saber onde estão os motoristas e como estão dirigindo. Existe também a possibilidade de definir os objetivos das rotas e distribuí-las de forma otimizada levando em conta diversos fatores.

Outra vantagem deste tipo de ferramenta é o controle de manutenção da frota. O software emite alertas referentes às datas de reparos, ajudando a evitar a deterioração dos veículos.

2.Aplicativo para controle da carga

Além do controle e suporte aos motoristas, os aplicativos para controle da carga permitem o rastreamento de carga – desde a saída do depósito até o momento em que é recebida.

A ferramenta de gestão logística também permite identificar ociosidade na frota e triangular rotas de clientes, otimizando as viagens e trazendo mais eficiência para o transporte. A tecnologia possibilita ainda fazer a análise preditiva da demanda de caminhões em tempo real, reduzindo os custos.

3. Warehouse Management System

O Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS, na sigla em inglês) possibilita que as organizações criem formas de superar os desafios de armazenagem e expedição de mercadorias. A tecnologia integra e processa as informações de recebimento, separação, localização e envio de produtos.

O WMS também auxilia na conduta inteligente de coleta e automatiza as operações em tempo real em todas as etapas. O sistema pode ser utilizado tanto por empreendimentos maiores ou menores, atacadistas ou distribuidores.

4. Sistema Automatizado de Abastecimento de Frotas

Quanto o seu negócio costuma gastar com combustível para o transporte dos produtos? Certamente, esse é um dos custos mais altos da gestão logística. Portanto, evitar qualquer desperdício e ter o controle de cada gota faz muita diferença.

Existe uma tecnologia desenvolvida no Brasil justamente para solucionar essas questões relativas ao combustível, o Sistema Automatizado de Abastecimento de Frotas (SAAF), criado e comercializado pela IONICS.

Com a plataforma, somente veículos ou máquinas autorizados têm a liberação do fluxo de Diesel. Além disso, há bloqueio automático do combustível de acordo com a capacidade do tanque ou com a cota do abastecimento. O SAAF ainda registra tudo e armazena automaticamente, podendo ser integrado ao ERP.

O armazenamento de informações desse tipo e o cruzamento desses dados é sem dúvida um dos grandes trunfos da gestão logística na era 4.0. Através da análise desses registro, o empreendedor consegue ter uma visão ampla e realista do seu negócio e identificar falhas e oportunidades de crescimento.

ionics

Fique por dentro das novidades

Desenvolvimento Logo TekoaTekoa
WhatsApp chat