Inovação no agronegócio: tendências que estão chegando ao campo

inovação no agronegócio

Se com o passar do tempo a agricultura alcançou o atual patamar de produtividade e evolução, foi, sem dúvida, graças ao progresso tecnológico. No entanto, diante da expectativa de ter de alimentar uma população que irá chegar a 10 bilhões de pessoas nos próximos 30 anos, os avanços não podem parar. É por isso que neste artigo vamos falar sobre as principais tendências de inovação no agronegócio.

Como sabemos, desde a revolução verde, ocorrida na década de 1960, o campo vem passando por uma série de transformações. No passado, o desenvolvimento de cereais de maior rendimento e de produtos químicos mais eficientes aliado à descoberta de novas técnicas de irrigação foi o motor inicial desse movimento.

A agricultura digital e a nova revolução no campo

Ao longo do tempo, também teve papel fundamental o desenvolvimento da engenharia genética. Graças aos milhares de estudos realizados nessa área, atualmente se tem acesso a culturas resistentes a pragas e a diferentes condições ambientes.

Mais recentemente, a nova revolução no setor vem sendo marcada pela ascensão da agricultura digital – definida como uma nova forma de olhar para o empreendimento rural. A também chamada “agricultura 4.0” irá possibilitar que se atenda à necessidade de aumento do rendimento agrícola de modo sustentável. Isso é fundamental para garantir o abastecimento da cadeia produtiva de alimentos no futuro.

Embora o campo já esteja passando por uma automatização dos processos de produção por meio da tecnologia, ainda há muito por vir. As tendências prometem aumentar a produtividade e reduzir as perdas, mostrando que o cenário de inovação no agronegócio é muito promissor.

Conheça 4 tendências de inovação no agronegócio

A inovação no agronegócio deve afetar todas as etapas da cadeia produtiva e facilitar o controle da produção como um todo. Desse modo, a agricultura digital irá mudar completamente a forma como os produtores e gestores rurais realizam o seu trabalho.

A modernização que ainda está em fase incipiente no Brasil deve culminar na combinação entre conectividade, internet das coisas e agricultura de precisão. As ferramentas digitais são as grandes protagonistas dessa transformação definitiva que deve acontecer nos próximos anos.

Entre os principais aspectos da inovação no agronegócio, estão a sustentabilidade, a profissionalização, a gestão baseada em dados e o uso de novas técnicas e ferramentas na produção. Abaixo listamos quatro tendências que caminham exatamente nessa linha.

1. Profissionalização no campo

É verdade que a revolução tecnológica que está em andamento traz à tona alguns pontos de melhoria do setor agrícola. No entanto, as tendências mostram que essas lacunas serão sanadas para que uma transformação disruptiva e definitiva possa acontecer.

Podemos falar em profissionalização seguindo dois caminhos. No sentido mais amplo, se trata da necessidade de tornar a gestão rural mais profissional. Isso será possível graças a uma visão mais estratégica do negócio.

Por outro lado, para que isso seja possível, assistiremos também a uma profissionalização no sentido de recrutar cada vez mais profissionais capacitados. Encontrar pessoal especializado é um dos grandes desafios do setor no país.

Contudo, com o progresso tecnológico, cada mais pessoas devem se interessar pela área e se qualificar para trabalhar com os recursos digitais. Além disso, os próprios empreendedores irão sentir necessidade de investir nessa capacitação de seus colaboradores.

2. Automação

Uma gestão mais profissional, além de equipe especializada, pressupõe o controle total e o monitoramento de todos os segmentos do processo produtivo. Isso será possível por meio da utilização de máquinas e dispositivos que irão potencializar a capacidade do trabalho humano.

A automação permitirá a otimização do uso de insumos, de recursos e de tempo dentro da propriedade. Isso permite que se reduzam as perdas e se aumente a qualidade dos produtos.

Um bom exemplo desse tipo de plataforma é o Sistema Automatizado de Abastecimento de Frotas (SAAF) desenvolvido pela IONICS. Com ele, é possível controlar cada gota de combustível utilizada para abastecer o maquinário e reduzir o desperdício nessa etapa custosa da cadeia. A tecnologia garante a liberação do fluxo com identificação automática e a destinação correta do combustível.

3. Agricultura de precisão

Outra vantagem de softwares como o SAAF é a possibilidade de registro de dados de todas as operações realizadas no/pelo sistema. O acesso a todas essas informações é o que define a “agricultura de precisão”. Ferramentas como essa irão permitir que o produtor rural acompanhe em tempo real todo o processo produtivo, mesmo distante da propriedade.

Além das plataformas, sensores câmeras, dispositivos de georreferenciamento e drones poderão assegurar ao gestor o total controle sobre as operações. Além de otimizá-las, isso irá facilitar muito a tomada de decisões e o uso inteligente dos recursos para uma maior produtividade.

4. Inteligência artificial

Em um futuro próximo, a inovação no agronegócio também irá transformar em realidade as chamadas “fazendas inteligentes”. A inteligência computacional consiste em um conjunto de algoritmos programados em máquinas que possuem a capacidade de solucionar problemas.

No campo, veremos, por exemplo, protótipos de tratores autônomos capazes de mudar de rota ao encontrar um obstáculo ou tomar outros tipos de decisão sem ajuda humana. Esses cérebros eletrônicos terão capacidade de gerar operações em tempo real e reagir rapidamente ao mesmo tempo em que geram uma série de dados.

Junto aos outros fatores da inovação no agronegócio que citamos neste artigo, a AI irá contribuir para mudanças profundas e disruptivas no atual cenário agrícola brasileiro. É verdade que, de alguma forma essa revolução já começou. Os empreendedores que estão se preparando para surfar nessa onda e aumentar os seus índices de eficiência e produtividade são o destaque nesse primeiro momento. É importante, porém, que todos tenham consciência de que isso só será realidade por aqui com investimentos necessários em tecnologia e capacitação da equipe.

Fique por dentro das novidades

Desenvolvimento Logo TekoaTekoa
WhatsApp chat