Otimize o seu controle de abastecimento em 4 passos


Os recursos da tecnologia da informação trouxeram ao gestor de frotas a possibilidade de controlar em tempo real praticamente todas as ações de seus veículos ao longo de uma jornada, reduzindo custos, oferecendo mais segurança e garantindo eficiência máxima na gestão do patrimônio. Pensando nisso, reunimos nesse artigo algumas dicas de como utilizar a tecnologia para fazer o controle de abastecimento da sua frota.:

1 – Recorra a sistemas de controle

Como a maioria das atividades, a gestão de frotas tem evoluído ao longo do tempo, pois conta hoje com novas tecnologias e modelos de controle. Falando especificamente sobre o consumo de combustível, um dos principais custos de empresas que utilizam veículos e máquinas em sua operação, é praticamente impossível supervisionar de forma manual as inúmeras variáveis envolvidas: desde necessidades de manutenção, conduta dos motoristas até desvios e fraudes ao longo do processo.

Para garantir um monitoramento adequado, é fundamental que o gestor conte com o apoio de um sistema de controle que irá tanto automatizar a captura e transmissão das informações, quanto garantir agilidade na identificação e resolução de gargalos.

2 – Realize a integração com o seu ERP

Uma outra dica interessante é garantir que todos esses sistemas de controle operacional estejam integrados com os sistemas de gestão (ERPs) da empresa. Dessa forma será possível o cruzamento de informações e trazer maior agilidade a trâmites administrativos, como a prestação de contas e conciliação fiscal, por exemplo.

3 – Organize e arquive relatórios eletrônicos de abastecimento

É imprescindível lembrar que os sistemas de controle de abastecimento possibilitam a obtenção de relatórios gerenciais com os gastos com combustível ao longo de um determinado período. Ao consultá-los, o gestor consegue entender como os recursos estão sendo utilizados, tornando possível ajustá-los de acordo com as demandas, otimizando as operações. Dessa forma, o frotista garante uma gestão logística inteligente, eficiente e segura!

O uso de sistemas de monitoramento faz ainda com que a manutenção de frotas seja mais precisa e confiável pois permitem, a partir de informações de consumo, analisar as médias e a produtividade de cada veículo ao longo do tempo.

4 – Aposte na automatização do abastecimento

Para garantir que não ocorram ao longo do processo falhas humanas que possam vir a comprometer a integridade das informações – como preenchimento incorreto ou extravio de apontamentos -, é fundamental que a sua empresa aposte na automatização do abastecimento.

Uma solução completa deve possuir equipamentos que irão garantir desde a identificação dos profissionais responsáveis pela operação e dos veículos autorizados até dispositivos de segurança que, por exemplo, bloqueiem tentativas indevidas de abastecimento ou desvios. Dessa forma, você terá uma preocupação a menos e terá mais tempo para realizar as atividades de gestão próprias ao seu cargo, sem precisar monitorar tão de perto as operações.

Fique por dentro das novidades

Desenvolvimento Logo TekoaTekoa
WhatsApp chat