Por que automatizar o controle de abastecimento


Os donos de negócios e gestores têm a consciência de que devem sempre procurar fazer mais com menos e, para isso, a busca pela redução de despesas é incessante. O ideal é que eles consigam analisar e realizar investimentos que gerem eficiência nas atividades mais críticas de sua operação. Para quem possui frota, dado o volume adquirido e consumido, sem dúvidas o combustível e as operações de abastecimento estão no topo da lista. Que tal ver algumas vantagens de utilizar um sistema automatizado para realizar a gestão de todo o processo? Continue a leitura!

Evite desvios e fraudes

Um sistema de controle de abastecimento de alto nível permite que o gestor valide, monitore e registre as operações de alimentação dos tanques individuais de seus veículos. Por isso, ele vai saber exatamente quanto de combustível segue em cada carro além de bloquear, através de dispositivos de segurança, as tentativas de abastecimento em veículos que não estejam autorizados ou que estejam fora de sua área de operação, por exemplo.

Controle os locais de abastecimento

É comum a muitas empresas que o abastecimento seja realizado em múltiplos postos ou que aconteça no campo, um ambiente de difícil supervisão por não ocorrer propriamente em uma estrutura fixa, mas alimentado pelos chamados ‘caminhões comboio’. Dessa forma, torna-se mais difícil centralizar todas as informações e garantir que o mesmo processo esteja sendo seguido por todos os operadores. Um sistema automatizado consegue trazer segurança nesses dois pontos e mais: garantir muito mais agilidade e redução no tempo de parada, o que impacta diretamente na produtividade da frota e nos resultados gerados.

Detecte problemas e vazamentos nos veículos

Se tudo estiver em ordem com a quantidade de combustível colocada no veículo, sem desvios ou fraudes, mas, ainda assim, os gastos estão sendo muito acima do esperado pode ser um indício de que existe algum problema mecânico com o carro. Ele está consumindo combustível demais? Talvez existam vazamentos ou outras avarias que não são facilmente detectadas. Um controle de combustível poderá ajudar, portanto, até mesmo na manutenção preventiva da frota.

Tenha ampla segurança nos dados registrados

O gestor terá em mãos relatórios que são altamente relevantes para o controle diário de suas operações logísticas e de circulação da frota. Esses dados serão precisos e muito confiáveis, se mostrando decisivos para os planos estratégicos da organização.

Aumente a produtividade de sua frota

Como seus motoristas saberão que toda a parte de combustível está sendo monitorada, eles se esforçarão mais para cumprir com rigor as rotas e prazos, buscando a alta eficiência. Esse é um investimento que promove a agilidade das operações e otimiza o tempo.

Traga todas as informações de controle reunidas

Em vez de se perder em planilhas diversas, o gestor poderá acessar todos os dados, números, relatórios e demais informações em um mesmo sistema agregador. A organização e a agilidade são pontos altos da adoção de um sistema automatizado para os processos de abastecimento da empresa, garantindo a eficiência nesta ocupação de monitoramento e fiscalização.

Por essas razões, investir em um sistema de controle de abastecimento é algo seguro e que vai certamente trazer uma redução de custos para a frota. Você já utiliza um controle automatizado de abastecimentos em sua empresa, ou vai esperar o seu concorrente tomar a dianteira?

Fique por dentro das novidades

Desenvolvimento Logo TekoaTekoa
WhatsApp chat