Sistema de abastecimento de combustível: como funciona e para que serve?

sistema de abastecimento de combustível

O avanço tecnológico ocorrido nos últimos anos abriu caminho para a criação de ferramentas que facilitaram diversas tarefas em diferentes áreas e pontos da cadeia de produção. O sistema de abastecimento de combustível é uma dessas soluções que vieram para revolucionar a logística e tornar mais fácil e segura a vida de gestores de setores que envolvem manutenção de frotas.

Hoje em dia, em vez de depender do fornecimento de terceiros em postos comerciais, o gestor pode investir na automação do abastecimento dos seus veículos. O investimento traz uma série de benefícios. Entre eles, garantir a qualidade do combustível, aumentar a praticidade e a segurança da operação, otimizar e reduzir os custos da logística e trazer mais assertividade para as decisões relacionadas ao negócio.

Como funciona o Sistema Automatizado de Abastecimento de Frotas

No Brasil, a IONICS é pioneira no segmento de controle de abastecimento de frotas. Atualmente, ela oferece o recurso mais completo e robusto do mercado e possui 50 mil veículos automatizados não só no país, mas também em outros países da América Latina.

O SAAF (Sistema Automatizado de Abastecimento de Frotas) é uma solução desenvolvida com tecnologia de ponta para gerenciar o abastecimento e a lubrificação da frota. A IONICS oferece duas  soluções: para abastecimento móvel e abastecimento fixo. As duas funcionam de modo semelhante, o que muda é que o abastecimento móvel é realizado   através de um caminhão comboio automatizado enquanto o fixo possui uma estrutura automatizada no posto de abastecimento.

Embora o SAAF seja uma ferramenta muito avançada, o seu funcionamento é bem simples tanto em posto fixo quando móvel . O veículo ou máquina é estacionado ao lado do bomba ou do caminhão comboio, e, através do cartão ou ID, o operador faz a identificação do motorista e de si próprio.

Com a inserção dos dados para liberação do abastecimento, o bico automatizado é posicionado pelo operador na entrada do tanque e o veículo é identificado por meio da leitura do Dispositivo Identificador de Veículo (DIV). O SAAF funciona com segurança total em todo o processo e registra toda a operação. O Módulo TX faz a leitura automática do odômetro e do horímetro do veículo que será abastecido e transmite as informações através de rádio frequência para a base 2.4 GHz.

Neste momento, o abastecimento é autorizado e o fluxo de combustível é liberado pelo controle de acionamento de bombas. Caso o bico seja retirado do tanque, ele perde conexão e a inteligência do sistema bloqueia a liberação do fluxo de combustível – o que evita fraudes e desperdício.

O inteiro processo do sistema de abastecimento de combustível automatizado acontece de forma muito rápida.  O sistema é flexível e integrável aos principais softwares de gestão do mercado. Além disso, a empresa que adquire a solução ainda conta com uma equipe de especialistas que aplica a metodologia de forma personalizada a cada cliente.

Para que serve um sistema de abastecimento de combustível

Com um sistema de abastecimento de combustível automatizado, a insegurança das operações manuais é eliminada. O gestor pode ter controle total e monitorar cada detalhe envolvido na operação.

O aumento da segurança na hora de abastecer é um dos maiores benefícios das plataformas desse tipo. Como explicamos acima, a tecnologia libera o combustível apenas para veículos autorizados, além de contar com mecanismos específicos que ajudam a evitar os desvios. Isso garante que o gestor evite também os prejuízos ocasionados por possíveis fraudes.

A agilidade e a rapidez são outras vantagens do SAAF, já que a rotina de abastecimento de uma frota em postos comerciais costuma ser pautada por limitações. Com um sistema próprio, o gestor não precisa determinar rotas e prazos a partir da localização de estabelecimentos de terceiros.

A automatização na liberação do fluxo e no registro das informações também evita a perda de tempo com anotações ou digitações em planilhas. A confiabilidade dos dados passa a ser muito maior e os problemas podem ser identificados e solucionados rapidamente. Além disso, esse registro realizado pelo sistema de abastecimento de combustível também permite que se encontrem gastos indevidos, como no caso de máquinas de baixo rendimento.

Por fim, os relatórios gerados pelo SAAF podem servir para que o gestor faça uma administração muito mais estratégica, profissionalizada e assertiva do negócio. Com o controle completo da operação e todas as informações registradas, é possível não apenas identificar falhas e deficiências, mas também oportunidades de investimento e crescimento.

Fique por dentro das novidades

Desenvolvimento Logo TekoaTekoa
WhatsApp chat