Sistemas para usinas de cana: soluções para aumentar a produtividade

sistemas para usinas de cana

O mercado de etanol e cana-de-açúcar possui um papel estratégico na economia brasileira, movimentando cerca de US$ 40 bilhões no país. Nas últimas décadas, a produção do setor sucroenergético brasileiro cresceu significativamente. Esse desempenho se deve a uma série de fatores. Entre eles está também a utilização de sistemas para usinas que permitiram o aumento da produtividade.

Tecnologia é aliada no desafio de aumentar a produtividade

Dados consolidados pela Única (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) e divulgados em 2019 mostram que o Brasil bateu recordes de produção, consumo e venda de etanol na safra 2018/2019. Como a área plantada da cultura é estável e não aumenta de forma tão significativa, o desafio dos produtores para que o país não perca o seu posto como principal exportador está em aumentar a produtividade do cultivo.

Assim como em outros campos do agronegócio, a tecnologia possui um papel fundamental nesse cenário. Neste caso, a modernização das propriedades passa também por um importante processo de automação da produção.

Os produtos voltados para a cana-de-açúcar e os sistemas para usinas são focados em promover um melhor desempenho do negócio, com redução de custos e diminuição do impacto ambiental.

4 sistemas para usinas que aprimoram o setor

Hoje em dia, muitos recursos desenvolvidos para o mercado da cana já fazem parte do dia a dia do setor. De acordo com o Portal Nova Cana, as usinas que atualmente apresentam os melhores resultados são aquelas que investem no componente tecnológico.

Reunimos aqui algumas ferramentas que fazem a diferença no setor sucroenergético. Como veremos, esses sistemas para usinas são voltados para diferentes aspectos ou etapas da produção. No entanto, cada um tem grande importância e é comprovadamente um aliado no aumento da lucratividade de negócios do setor.

Gerenciamento agrícola

A tecnologia da informação já é realidade nos canaviais, atuando sobretudo no gerenciamento e na simulação das operações agrícolas. Os sistemas para usinas desenvolvidos com esse fim permitem a maximização da quantidade de açúcar produzido por hectare e a otimização da operação das frentes de corte.

Além disso, esses programas também realizam o controle online de todas as operações envolvidas na produção e a avaliação de desempenho. A possibilidade de análise automatizada é de extrema importância. Hoje em dia, existe um grande volume de informações associadas à planta, ao solo, ao clima e ao meio físico que precisam ser considerados para uma gestão eficiente.

Isso porque esses fatores influenciam diretamente na produtividade, nos custos operacionais e nos impactos ambientais da produção. Portanto, devem ser levados em consideração na tomada de decisão acerca de investimentos, por exemplo.

Automação e controle

A mecanização e a automação de atividades envolvidas na produção é hoje uma realidade no cultivo de praticamente todas as culturas. Em função disso, o setor de TI vem trabalhando para desenvolver soluções focadas nas necessidades de cada propriedade, e não é diferente com o setor sucroenergético.

As tecnologias para automação e controle de usinas de cana-de-açúcar e etanol utilizam recursos de conexão remota e realizam manutenções e operações da planta com tempo e custo reduzidos. Como exemplo, podemos citar sistemas de supervisão e controle da produção de vapor e energia e da moenda e difusor.

Também há sistemas para usinas voltados para o manejo da adubação, permitindo a aplicação de insumos com taxa variável. Dessa forma, é possível suprir com maior precisão a necessidade da planta, conforme o seu potencial e de acordo com as necessidades do solo em cada ponto da área de produção.

Nesse sentido, também vale mencionar a aplicação da vinhaça na produção de etanol. A tecnologia para extração de biogás a partir da sua metanização é 100% nacional. Uma vez biodigerida, ela é utilizada como fertilizante nos campos de cana, aumentando a sustentabilidade da produção.

Gestão de máquinas

Como parte relevante do gerenciamento agrícola, é importante dar atenção especial à gestão de máquinas. Há sistemas para usinas que auxiliam na logística de transporte e na organização do maquinário canavieiro.

A gestão da frota tem o objetivo de reduzir a sua ociosidade e, em alguns casos, inclusive o seu tamanho. Isso porque ela ajuda a evitar filas na entrada da usina e a necessidade de uma elevada quantidade de equipamentos para um baixo número de viagens ao longo dos turnos.

Casos de sucesso na utilização de sistemas para usinas focados na gestão automotiva mostram que é possível diminuir em 30% a frota. Além disso, o investimento em soluções desse tipo também resulta na redução de custos de manutenção e em um maior controle das informações sobre a logística.

Abastecimento de frotas

Como as usinas de açúcar e álcool estão entre os segmentos que possuem frota própria ou terceirizada de veículos e/ou máquinas na operação, como parte da gestão de frotas, é essencial dar atenção ao abastecimento.

Esse item representa um alto custo para o produtor. Ter o controle de cada gota de combustível consumido deve ser, portanto, uma preocupação de gestão. Atualmente, é possível ter o controle completo do abastecimento através de sistemas automatizados de abastecimento de frotas, como o SAAF, desenvolvido pela IONICS.

Pioneira na automatização de postos de combustíveis no Brasil, a tecnologia também pode ser considerada um sistema para usinas, sendo extremamente útil também para trazer agilidade e diminuição do tempo despendido no abastecimento.

A plataforma identifica automaticamente os veículos, liberando combustível apenas para os autorizados e conforme a necessidade de cada um. O registro da operação (código do veículo, litragem abastecida, valor do hodômetro, data e hora) também é realizado de forma automática.

Uma das grandes vantagens do sistema é a possibilidade de eliminar fraudes, desvios e desperdícios – infelizmente comuns nesse âmbito. Além disso, os relatórios gerados pelo SAAF são fundamentais para o controle diário das operações e ainda podem apoiar a tomada de decisões estratégicas para o negócio.

Fique por dentro das novidades

Desenvolvimento Logo TekoaTekoa
WhatsApp chat