Tendência para o agronegócio em 2020: expectativas para o setor no próximo ano


Qual será a tendência para o agronegócio em 2020? Com a aproximação do mês de dezembro, os economistas começam a traçar as expectativas para o país no próximo ano. Neste contexto, cada setor inicia uma revisão de cenário e atualiza as suas expectativas. Isso não apenas em relação a fatores econômicos, mas também à evolução de modo mais amplo.

Além de acompanhar o quadro de crescimento econômico, o produtor rural, do mesmo modo que os empreendedores de outros segmentos, deve estar sempre atento às novas exigências de mercado. Sendo o agro um setor que se encontra em plena transformação, faz-se necessário acompanhar esse movimento para tomar decisões estratégicas acertadas na hora de investir.

Sendo assim, a análise da tendência para o agronegócio em 2020 mostra que a tecnologia será um fator cada vez mais determinante para o sucesso dos empreendimentos rurais. Em um cenário de provável início de recuperação, com a ajuda dessas ferramentas será possível focar em uma gestão profissional voltada a aumentar a produtividade e a reduzir custos.

Previsões para a economia apontam para cenário mais otimista

Os efeitos negativos do cenário externo reforçam as evidências de uma recuperação em ritmo ainda lento. No entanto, em um ambiente externo moderado, sem choques extremos, os economistas acreditam que haverá uma recuperação cíclica. Com a redução dos níveis de incerteza, o aumento da confiança deve ser um dos canais de contágio positivo para que isso realmente aconteça.

As projeções do mercado e as comunicações do Banco Central apontam para a continuidade da trajetória de diminuição gradual de taxa de juros, desta vez com um ritmo mais acelerado de redução. O Produto Interno Bruto (PIB) deve ter um aumento um pouco mais expressivo do que nos últimos anos.

Depois de chegar a menos de 1.0, ele deverá alcançar pelo menos 2.1 de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Conforme estimativa da pesquisa Focus do BCB divulgada recentemente, a projeção de crescimento do PIB chegaria a 2,2 %.

Tendência para o agronegócio em 2020 nas projeções dos economistas

Em relação à previsão agrícola de 2020, é esperado um crescimento de 2,2% no valor adicionado do setor. Os dados do IPEA mostram também que a lavoura deve crescer 2,5%, impulsionada por aumentos nas safras de soja e arroz. A pecuária deve manter o ritmo de crescimento do ano de 2019 e fechar 2020 com novo resultado positivo de 2,2%.

Embora o cenário permaneça desafiador e as projeções ainda estejam em um momento de estabilização, o ambiente econômico apresenta alguns bons fundamentos que podem possibilitar uma aceleração do nível de atividade nos próximos trimestres. Os especialistas acreditam, contudo, que a recuperação irá depender da melhora da confiança dos empresários e da retomada dos investimentos.

A evolução tecnológica do setor no próximo ano

Conhecer a tendência para o agronegócio em 2020 é importante, pois ajuda o gestor a elaborar panoramas e tomar decisões mais assertivas para os negócios. Sobretudo em um contexto de transformação contínua – que é a realidade vivida pelo setor.

Seguindo o rumo que vem se desenhando nos últimos anos, a inovação estará cada vez mais presente no dia a dia do campo. As ferramentas de gestão prometem tornar o gerenciamento da propriedade rural mais profissional e centralizado, com uma série de novos recursos de automação.

Com a presença mais forte da tecnologia, o empreendedor terá que investir na capacitação da sua equipe. A mão de obra do mercado agropecuário deve se tornar aos poucos mais especializada. Isso porque será preciso atender à necessidade de conhecimento sobre o mecanismo das ferramentas utilizadas.

Abaixo falamos mais detalhadamente sobre alguns itens que fazem parte da tendência para o agronegócio em 2020.

Gestão e sistemas de automação

Softwares e aplicativos voltados a auxiliar no âmbito financeiro e organizacional da operação são cada vez mais essenciais. Com o crescimento das propriedades, o gerenciamento das tarefas se tornou mais complexo e trabalhoso. A possibilidade de contar com ferramentas de rastreamento de máquinas, abastecimento automático da frota e controle de custos irão facilitar cada vez mais a vida do gestor.

Edição genética

Os desafios da agricultura tropical são muito grandes. Para driblar o calor excessivo, a chuva, as pragas e a seca, por exemplo, novas técnicas de edição genética vêm sendo desenvolvidas. O objetivo é utilizar genes da própria espécie receptora e modificar apenas uma característica da planta, sem interferir em outros aspectos.

Sensores

A instalação de sensores no campo permite que se obtenham diversas informações importantes sobre a plantação, o solo e outros itens fundamentais. Além de potencializar e agilizar a coleta de dados, essa tecnologia, que é tendência para o agronegócio em 2020, também é capaz de realizar comandos à distância, de forma automática e em tempo real.

Drones

Da mesma forma, os drones também serão capazes de desenvolver diferentes funções na propriedade. Os mais modernos possuem câmeras especiais que conseguem captar imagens aéreas e identificar o surgimento de pragas e doenças.

Inteligência artificial

Com esses recursos, a digitalização da agricultura deve chegar a um novo patamar de desenvolvimento no próximo ano. Além de sensores acoplados, a Internet das Coisas (IoT) irá possibilitar que máquinas se comuniquem sem interferência humana, trocando dados pela rede.

A inteligência artificial aplicada à agricultura irá auxiliar na melhoria dos processos produtivos. Além disso, ela também apoiará a tomada de decisão do agricultor e ajudará a reduzir custos e a trazer mais rendimentos.

O uso de tecnologia no campo tem sido um grande impulsionador do setor e, por isso, é destaque na tendência para o agronegócio em 2020. O sucesso do setor, a possibilidade de ter uma produção mais sustentável e com maior qualidade dos alimentos depende dos investimentos em inovação. Apenas dessa forma será possível chegar em 2050 com uma população bem alimentada e boas condições ambientais.

Fique por dentro das novidades

Desenvolvimento Logo TekoaTekoa
WhatsApp chat