Como reduzir custos operacionais no transporte de carga

transporte de carga

O transporte de carga é um componente indispensável para o funcionamento da economia brasileira. Mais da metade do que circula no Brasil, incluindo itens essenciais como os alimentos, chega ao destino graças ao setor de transporte de carga rodoviário.

Além da magnitude, a sua importância também se deve ao fato de que ele é responsável por deixar o produto exatamente na porta do local onde precisa chegar. Nesse sentido, ele se diferencia de outras modalidades de distribuição física de produtos menos representativas para a indústria e para o agronegócio – dois setores fundamentais para a economia.

Por essa razão, esse tipo de transporte de carga tem uma relevância estratégica no país. No entanto, ele envolve diversos e elevados custos, sobre os quais os gestores de empresas e os empreendedores agrícolas devem ter consciência. Entender quais são os fatores que determinam essas despesas é requisito para reduzir os gastos operacionais e conseguir estabelecer um valor de produto mais competitivo e lucrativo.

5 formas de reduzir custos no transporte de carga

Entre os custos envolvidos na logística e na movimentação dos itens produzidos tanto na indústria quando no agricultura estão as despesas fixas e variáveis. A primeira categoria compreende os salários, a manutenção dos veículos e etc; enquanto a segunda varia de acordo com a quilometragem percorrida e com a ocorrência de incidentes, por exemplo.

A redução de custos de maneira geral tende a aumentar a produtividade e a lucratividade, pois está diretamente relacionada a uma gestão mais eficiente do transporte de carga.

Mas, como é possível diminuir as despesas sem prejudicar a logística e a qualidade do trabalho? Neste artigo, elencamos alguns pontos essenciais para evitar gastos desnecessários e otimizar os investimentos.

1.Ferramentas de gerenciamento

Contar com uma boa ferramenta de gestão é um dos primeiros passos para garantir a redução de custos de uma empresa. Isso também vale para o transporte de carga. Os processos envolvidos na logística do setor agrícola, assim como na cadeia industrial, são bastante complexos e demandam um gerenciamento de frota preciso e integrado.

Controlar todas as etapas relacionadas à operação de transporte é um grande desafio. Por isso, contar com um sistema de gerenciamento no qual seja possível visualizar e monitorar toda as fases operacionais ajuda o gestor a ter uma visão ampla do negócio e a evitar erros e desperdícios. Esses softwares substituem as planilhas e as anotações, integrando as informações e agilizando os processos.

2.Planejamento eficiente de rotas

Um dos principais fatores que levam a gastos elevados no transporte de carga está ligado ao estabelecimento de rotas ineficientes. A falta de otimização na roteirização repercute em trajetos na maioria das vezes mais longos e pouco econômicos.

O planejamento de rotas deve levar em conta a definição de itinerários mais rápidos, baseando-se, por exemplo, nas distâncias e no tráfego das estradas. Hoje em dia, existem soluções tecnológicas para gestão de transporte desenvolvidas especialmente para a roteirização das frotas.

3.Otimização da escala de veículos

Diretamente ligada à questão das rotas no transporte de carga está também a escala de veículos. Embora possa parecer algo bastante óbvio, nem sempre a distribuição da frota é realizada da forma mais eficaz possível. Isso pode resultar em trajetos maiores, maior gasto com combustível e até maior probabilidade de incidentes com os veículos.

Para melhorar a escala, é preciso levar em consideração não apenas a ordem de visitação, mas também a utilização de veículos recomendados para determinados itinerários. Em resumo, as entregas devem ser programadas sempre de forma que representem os menores custos possíveis.

4.Controle de combustível

Não há dúvidas de que um dos custos mais elevados do transporte de carga está associado ao uso de combustível e ao abastecimento dos veículos. Atualmente, assistimos a aumentos constantes, o que interfere diretamente no lucro dos setores que dependem da distribuição de produtos pelo território.

Contudo, graças à evolução da tecnologia, já existem softwares capazes de auxiliar em todo o processo de abastecimento e possibilitar um controle total do consumo de combustível da frota. Os chamados sistemas automatizados de abastecimento permite que sejam traçados planos relativos à logística e ao monitoramento da utilização de combustível.

Soluções como o SAAF – pioneira na área no Brasil – ajudam a evitar fraudes ou mesmo um consumo maior do que o necessário. Além disso, a plataforma também gera relatórios que servem como base para a tomada de decisão. Com dados precisos, o gestor consegue identificar desperdícios e oportunidades de melhoria.

ionics

5. Manutenção preventiva da frota

Os custos inesperados ocasionados por problemas nos veículos podem representar um verdadeiro rombo no caixa no fim do mês. A manutenção periódica da frota pode prevenir grande parte desses incidentes e evitar gastos desnecessários. Eventuais problemas mecânicos podem ser identificados antes que de fato prejudiquem a operação, por exemplo.

Além disso, a manutenção preventiva assegura o máximo rendimento da frota. A revisão das peças e a troca de pneus no momento certo permite que os veículos rodem nas melhores condições possíveis.

Gestão eficiente para reduzir custos

Em um contexto econômico instável, reduzir custos se torna essencial para sobreviver. Como vimos, quando se trata de transporte de carga, isso só é possível com uma gestão eficiente.

No entanto, além de ter uma estrutura organizacional bem definida para administrar e controlar as operações, também é preciso investir em tecnologia. Essas ferramentas são hoje grande aliadas dos gestores e trazem resultados não apenas de longo, mas também de médio prazo.

Consequentemente, os recursos tecnológicos devem ser considerados essenciais na definição de um planejamento mais assertivo, na redução dos custos operacionais e no monitoramento do andamento dos negócios.

Fique por dentro das novidades

Desenvolvimento Logo TekoaTekoa
WhatsApp chat